Produção solar da Austria em abril
- Marcellus Louroza

- Apr 13, 2024
- 1 min read

No último fim de semana dos dias 13 e 14/04, nós (consumidores de eletricidade aqui da Austria) aproveitamos os preços zerados e negativos (quando somos pagos para consumir energia) para carregar carros elétricos, baterias domésticas e operar qualquer outra máquina com consumo alto de energia.
Tivemos dias ensolarados (alta produção de fonte solar) e noites de ventania (produção eólica) acima da média - dados E-control. Para se beneficiar destas condições, basta ter um plano de tarifa dinâmica. Os preços variam a cada hora de acordo com a demanda/produção de energia.
No verão Europeu, é comum esse cenário se repetir com frequência. Principalmente em países como a Austria onde 87% da produção total de electricidade vem de fontes renováveis.
Numa comparação com a UE 2023, a Áustria está em segundo lugar depois de Luxemburgo (89,6%), seguido da Lituânia (80,2%) e da Dinamarca (81,5%).
No assunto transiçao energética, trata-se de uma excelente referência para os legisladores e reguladores brasileiros que no momento, estão mais ocupados em aumentar a alíquota de importação de placas solares, taxar as baterias domésticas em 80% do seu valor e manter o monopólio de mediação de eletricidade nas mãos das concessionárias.
Também é preciso atentar que o recorde de produção solar da Austria em abril (tipicamente um mês ainda frio para o país) aumenta a preopcupação e necessidade de ações práticas para minimizar os efeitos indesejados no clima.


Comments